Reabilitação do Tenista: O papel do Profissional de Educação Física

Tenista

Primeiro vale ressaltar que em qualquer situação de lesões a avaliação médica e tratamento com o fisioterapeuta antecedem o trabalho do Profissional de Educação Física. Em alguns casos a reabilitação e o processo de recuperação podem ser realizados em conjunto.

No caso específico do Profissional de Educação Física alguns aspectos são importantes e dependem de sua atuação através de ações imprescindíveis.

ATENÇÃO COM TODA A INTEGRAÇÃO DAS ARTICULAÇÕES:  por exemplo, o tenista está em tratamento ou pós-tratamento decorrente de  dores e/ou problemas no joelho. É necessário analisar a mobilidade do quadril e tornozelo, articulações acima e abaixo do joelho. O fortalecimento do  glúteo médio que atua na estabilização  é ponto chave neste processo. Ou seja, o foco deve ser a causa. Pois muitas vezes o joelho é consequência de problema em outro local.Compreender esta integração é muito importante.

CAPACIDADE DE ESTABILIZAÇÃO DO NÚCLEO (CORE) ou Centro de força, por ser o  componente central da cadeia cinética, atua  como o elo crítico entre o desenvolvimento e a transferência de energia entre os membros inferiores e superiores. Com o centro de força bem trabalhado esta transferência de energia ocorre com mais eficiência.

DETECTAR E CORRIGIR padrões de movimentos ruins.  Avaliação dos Padrões de movimento. Buscando conhecer suas limitações de movimento e desequilíbrios musculares. Introdução de exercícios corretivos visando melhorar seus pontos fracos no aspecto de movimento, assimetrias e desequilíbrios musculares.

O foco na qualidade de movimento é importante para a eficiência dos gestos realizados no decorrer do jogo.

Considerando que o tênis é um esporte complexo com muita variedade em termos de solicitações metabólicas, neuromusculares, deslocamentos e mudanças de direção, faz-se necessário um Programa de Reabilitação completo, portanto personalizado de acordo com as necessidades do praticante.

10 nov

0 Comentários

Deixe o seu comentário!