Menu fechado

AVALIAÇÃO DO PERCENTUAL DE GORDURA: você vale mais que os números.

Esta avaliação pode ser realizada com o adipômetro, bioimpedância,     dentre outras estimativas.

Muitas vezes durante as avaliações as pessoas me perguntam: meu percentual de gordura está bom? Está dentro da normalidade? Mas que normalidade seria esta? Não existe um padrão de beleza relacionado ao percentual de gordura.

Na verdade o espelho e as roupas acabam sendo tão importantes quantos os  números desta avaliação. Claro que a satisfação ou não com os resultados não podem ser em função de comparação com o corpo de outras pessoas. É importante comparar você com você mesmo e pensar em progressos ao longo do tempo. Podemos ter 2 pessoas com 20%  de gordura corporal, mas com padrões corporais totalmente diferentes.

Não quero dizer que avaliar o percentual de gordura não serve para nada. Serve sim. Inclusive para avaliar compartimentos como massa magra.

Entretanto, no momento de informar os resultados é necessário mais prudência e cautela, caso contrário muita gente acaba desanimando por que os resultados da avaliação apontaram um “resultado ruim”. Quando os resultados são ruins, mas relacionados com possíveis problemas de saúde e fatores de risco cardiovasculares, tudo bem.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *